Tuesday, January 8, 2008

capodanno....fiorenza!!


Esta virada de ano passei em firenze.... a cidade das flores, linda, linda, linda cidade.

piazza della signoria

Aqui estão todos, leonardo da vinci, rafael, donatello, botticelli, michelangelo, brunelleschi...é a cidade da arte, desde 1800 ela parou no tempo para criar o belo cenário que milhares de turistas vêm visitar todo ano. Poderia dizer que os turistas estragam um pouco a magia da cidade, mas mesmo assim, a primeira vez que você chega no rio Arno, passandogaleria degli Uffizi e vê a sua direita a ponte Vecchio, real e refletida, em milhares de pontos dourados no Arno...é uma sensação indescritível.


ponte vecchio

rio arno

Eu li em um livro sobre firenze que existe uma síndrome, que já ocorreu uma centena de vezes, só com estrangeiros nunca com italianos, que causa desmaios, perda de consciência, paralisias e até fortes depressões. É a sindrome de firenze, essa cidade pode ser muito forte para corações mais fracos...

piazza della republica

Você realmente é recompensado depois de 3 horas na fila a 2 graus de temperatura para entrar na galeria degli Uffizi...você pode passar mais 3 horas admirando cada pincelada dourada do cabelo da Vênus ou saber exatamente como da Vinci fazia para construir seus quadros, primeiro o desenho (pelo qual os fiorentinos são tão famosos) em preto e branco, depois manchas de sombra marrom, acentuando os personagens e objetos principais no quadro, depois começa o longo processo de colorir (coisa que são mais famosos os venezianos)...mas tudo bem, tiziano está aqui também....você pode olhar tranquilo as telas que de tão perfeitas as pessoas saem do quadros pro mundo real, esbaforidas, com suas bochechas rosadas e seus maravilhosos vestidos.

fila da Uffizi

galleria degli uffizi de noite

O David, um capítulo a parte. Existem 3. Um fica onde estava o original na Piazza della Signoria, ao lado do Palazzo Vecchio, aqui temos a proporção, o ajuste perfeito da escultura no espaço que a circunda, na frente do palácio que representava o poder em firenze ele representava o humanismo, a crença no homem e no seu poder de evolução. Outro fica na Piazzale Michelangelo, como um tributo, um David de bronze em um pedestal, alçado no alto da cidade, de onde se vê toda firenze com seus telhadinhos cor de barro. O último, o verdadeiro, fica na Galleria dell`Accademia, aí podemos admirar a brancura do mármore, sua maciez, uma pedra que respira, mãos onde correm veias...um corpo ideal. Impressionante e imperdível.

david ao lado do palazzo vecchio

david na piazzale michelangelo

vista do alto da piazzale michelangelo

A noite de ano novo..friiio! Fui na praça da Santa Croce, onde tinha um palco com concerto de música clássica...parãm pã pã pã...danúbio azul, casais valsando pra driblar o frio. Meia noite fogos e espumantes, mas nada de cantar musíquinha e abraçar ao próximo desejando feliz ano novo...a coisa era mesmo se embebedar, ficar agressivo e sair tacando garrafa de espumante a cabeça do outro...uma brincadeira bem estúpida que fez com que eu voltasse pro hotel uma e meia da manhã dando por encerrada a comemoração.


meia noite na piazza santa croce....cuidado que tá alto o barulho!!

Dia 1º de janeiro fui conhecer San Gimignano, uma cidadezinha no alto de um mar de morros bem toscanos, totalmente medieval, conhecida como a Manhatan da idade média, isso porque tem umas torres de pedra que serviam para vigilar possíveis ataques. Delícia, mais delícia ainda uma pasta com fungi porcini, sem molho branco...só azeite e pão...huum....com vinho.

as torres de san gimignano

O dia de subir no Duomo de firenze, que tem a famosa cúpula do Brunelleschi, de 90m de altura desde o piso até a abertura da lanterna (o furo no alto da cúpula), não foi o melhor, chovia e fazia muito frio, mesmo assim subir pelas escadinhas das entranhas da cúpula de 1420 é fenomenal.

aqui dá pra ter uma idéia do tamanho do duomo comparado com o resto da cidade...

nas entranhas da cúpula...subiiindo...

os vitrais de donatellolá no alto olhando para o campanario

Agora uma história...os construtures da igreja de Santa Maria del Fiore (o Duomo) estavam com um problema difícil de resolver, como construir essa cúpula tão alta sem fazer um escoramento, uma forma, que ía ser absurdo de complicado...um dos construtores com uma mente menos brilhante propôs que jogassem terra dentro da igreja até completar os 100m de altura para servir de apoio para a construção da cúpula, quando foi questionado de como iria trazer a terra e melhor ainda, como iria tirar a terra de dentro da igreja depois que a cúpula ficasse pronta, ele respondeu que se podia colocar moedas no meio da terra assim as crianças e os homens da cidade ajudariam a tirar a terra na esperança de encontrar um dinheirinho...para sorte de todos essa idéia foi descartada e se abriu um concurso para descobrir quem conseguia fazer uma cúpula a 100m de altura sem escoramento....Brunelleschi levantou a mão e disse "eu faço", e fez, num sistema que ele usava uma parede interna e uma externa ele construiu um andaime de madeira entre as duas paredes que ia subindo conforme ia subindo a cúpula. Genial.

santa maria del fiore de noite

esse video é pra ter uma idéia da distancia entre o meu hotel e a famosa igreja...acordava todos os dias as 7 da manhã com os sinos..


Bom eu podia ficar mais um tempão contando histórias e falando de lugares de firenze, mas assim esse post não termina nunca...beijos, beijos para todos e um maravilhoso 2008!!

ah, esqueci de falar...fui pra Pisa também, não podia passar sem essa foto não é mesmo?!


3 comments:

Anonymous said...

hahaha eu também tenho essa foto. muito bom!

Anonymous said...

As fotos estão tão lindas!
Adorei a da rua enfeitada ao cair da noite...A cidade vista de cima com o tempo tão claro que dá prá ver a neve sobre a montanha...A torre de Pisa com aquele céu que parece desenho...

beijo,
Lygia

Unknown said...

Ursula : El Palmeira es tifossi
y otra también es tifossi
uds. esta en Italia y con esas fotos deslumbran , siga cultivando y cosechando satisfaciendo su persona y su entorno irradie energía elevarte , quiere mucho , alégrate
no podía ser diferente un fruto de su árbol que ud. me dejo

PAPA


su